SEGUNDA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2017 
Home
MENU
 Período de Liberação
  PAGINA >> FUNÇÕES DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO

O Hormônio de Crescimento (HC) tem as maiores e mais importantes funções do organismo humano. E por incrível que possa aparecer, ele tem pouca ação direta no crescimento do ser humano. Quem faz crescer é o hormônio IGF-1, produzido no fígado e que é estimulado pelo HC
O órgão que mais produz HC antes do nascimento é a placenta, Após a fecundação a Placenta aumenta em 100 vezes a sua produção do HC e este estimula o IGF-1 materno a produzir o crescimento fetal. Por isso que as gestantes estão sempre felizes, com a pele melhorada e com disposição. Também por causa disso que algumas mulheres têm os pés (e até a altura) aumentados durante a gravidez
No Quadro 13, vemos as funções gerais do HC. Como o HC é produzido em pequenas quantidades, se a criança pratica muito esporte, ele é direcionado para a massa muscular, óssea e manutenção da atividade física e ficará em falta para o crescimento e memória.
 
Quadro 13
 
Isso explica porque crianças muito altas são meio "bobonas" ou sem memória, pois o HC é usado para crescer e sobra pouca para o armazenamento das informações. Ao passo que os baixinhos são espertos visto que o HC não é usado para crescimento e sobra para a memória. O mesmo se aplica às crianças obesas, que crescerão em menor nível, pois o HC é usado para queimar o colesterol e evitar o depósito de gordura no organismo.
 
Deficiências do Hormônio de Crescimento no Idoso
 
Após os 50 anos nós perdemos a capacidade de produzir o Hormônio de Crescimento, então ocorre em nosso organismo o oposto dos das crianças em crescimento. Veja no Quadro 14 os efeitos deletérios da deficiência do Hormônio de Crescimento.
 
 
Quadro 14: Efeitos degenerativos da deficiência do Hormônio de Crescimento
 
 
 

 


 Clínica de Crescimento Infantil - Dr. César de Souza Lima Colaneri - CRMSP 20675
 Rua Bento de Andrade, 252 / Jd. Paulista / Cep: 04503-000
 Fone/Fax: 55 11 3884.8070 | 3887.4778 | 99393.5136 - baixaestatura@baixaestatura.com.br